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Cem Índios ingressam na Unemat
Aula inaugural reúne representantes do governo estadual, organismos indigenistas, autoridades ac
Cem Índios ingressam na Unemat
19/01/2005 13:13:54
por Coordenadoria de Comunicação Social
Autoridades presentes à aula inaugural
Autoridades presentes à aula inaugural

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Taisir Karim, juntamente com a secretária de Estado de Educação Ana Carla Muniz, abriu oficialmente na manhã de hoje (19.01) a solenidade da aula inaugural do projeto de formação de professores indígenas, Terceiro Grau Indígena desenvolvido pela Unemat no campus de Barra do Bugres, situado a 160 km da capital. A cerimônia marca o acolhimento a 100 novos acadêmicos índios que atuam como professores e profissionais da educação em aldeias mato-grossenses

Aprovados em concurso vestibular realizado em outubro, esses indígenas constituem a segunda turma do projeto que atende por meio da parceria entre a Universidade, Secretaria de Estado de Educação, Fundação Nacional do Índio, e prefeitura municipal de Barra do Bugres um total de 300 índios de 173 aldeias localizadas em 49 municípios de 11 estados brasileiros.

Tendo como base a formação em serviço, específica e diferenciada, os cursos desenvolvidos desde 2001 nas áreas de licenciaturas em Línguas, Artes e Literaturas, Ciências da Matemática e a Natureza e Ciências Sociais envolvem estudos e pesquisas integrados com os saberes das comunidades envolvidas.

Esse critério é possível, segundo o coordenador do projeto, Elias Januário, devido a estrutura dos cursos em regime modular, organizando a vivência acadêmica em etapas de estudos presenciais desenvolvidas no campus da Unemat e Etapas de Estudos Cooperados de Ensino e Pesquisa desenvolvidas pelos acadêmicos nas comunidades de origem.

Aulas

Durante todo esse mês de janeiro os trabalhos presenciais estão sendo desenvolvidos com base nos temas Autonomia, para os acadêmicos do 8º semestre, e Gênese junto aos calouros. Os trabalhos são orientados por uma equipe de profissionais de oito instituições brasileiras.

A aula inaugural foi marcada pela palestra do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Gomes, que elencou a importância do projeto como meio de consolidação de políticas educacionais indígenas.

Entre as autoridades presentes à cerimônia está o deputado estadual Renê Barbour, a superintendente de gestão de Educação Superior da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Ilma Grisosti Barbosa, o prefeito de Barra do Bugres, Aniceto Miranda, a representante indígena do Conselho Nacional de Educação, Francisca Novantino e o coordenador regional da Unemat em Barra do Bugres, Júlio Geraldo.,/P.

Referência

A experiência da Unemat apoiada pelo governo mato-grossense é um marco latino-americano na política de formação de professores indígenas. Destaque em seminários e conferências internacionais sobre educação superior indígena, a Universidade discute com outras instituições brasileiras e latino-americanas a elaboração de diretrizes educacionais para essa modalidade de ensino. Exemplo disso foi o documento proposto a governos de sete países, a partir da Conferência Internacional Indígena realizada na Unemat em setembro do ano passado, que oferece subsídios à formulação de políticas publicas para o ensino superior indígena.

Entre os indicativos do documento está a reivindicação dos povos indígenas por ensino de qualidade em todos os níveis e a garantia de formação continuada pautada em permanente diálogo com a política indígena e com base nas necessidades das comunidades.

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